PT|

EN|

FR|

IT|

RU|

ES

Marca :: ABPM

Invest Mining e [B]³ discutem criação de uma Bolsa de Venture Capital para mineração

Publicada no dia 25 de Janeiro de 2023

Invest Mining e [B]³ discutem criação de uma Bolsa de Venture Capital para mineração

Representantes da ABPM, ADIMB, ABIMAQ, BNDES, CBRR, ANM, MME e da B3 debateram ações para listagem de empresas de pesquisa mineral e mineração no mercado de capitais no Brasil.

Um dos grandes gargalos do setor de mineração brasileiro é a busca por investimentos ou financiamentos para empreendimentos que necessitam de capital para pesquisa, implantação ou expansão. E a  Rede Invest Mining  tem atuado para promover instrumentos alternativos de investimento e mecanismos de captação de recursos no mercado de capitais. 

Nesse sentido,  a rede  tem buscado  aproximar o setor de mineração de agentes financeiros  para que eles possam conhecer  melhor o setor, com foco no acesso a financiamentos. E, a primeira  iniciativa da Invest Mining em 2023, foi a reunião realizada nesta terça-feira (24/01), entre representantes de entidades ligadas a mienração, governo e B3 pra discutirem juntos alternativas  de Incentivo à pesquisa mineral via mercado de capitais. 

Durante o encontro, o presidente do Conselho Deliberativo da ABPM, Luís Maurício Azevedo falou sobre sua experiência em captação de recursos para projetos de mineração particularmente na listagem em bolsas no Canadá, Reino Unido e Austrália, destacando que mercados maduros se beneficiam de ativos no país e que ter a B3 atuando nesse seguimento poderia gerar enormes benefícios.

Pedro Dias, especialista em mineração do BNDES e um dos coordenadores do Invest Mining, comentou durante a reunião que essa agenda da Rede está dirigida na criação de mercado de capitais focado em venture exchange, destinada a empresas que tenham vocação para mineração e, sobretudo, exploração mineral. Também, admitiu o fomento à atuação via fundos e disponibilização de carteiras de projetos de mineração na B3, para maior conhecimento dos gestores, além de Implementação de inovações financeiras advindas da securitização, a exemplo dos produtos de financiamento, CRAs, CRIs, FIDCs, FIIs e FIAGROs, disponíveis para os investimentos imobiliários e o agronegócio e a participação \de bancos nacionais em estruturas de project finance, com compartilhamento de riscos de projetos com perfis específicos.

Rafaela Araújo afirmou que a B3 tem interesse em desenvolver o ecossistema de investimentos no setor de mineração brasileiro em parceria com a entidades empresariais para ajudá-los a mapear as principais dificuldades enfrentadas para acesso ao mercado de capitais. A representante da B3 se comprometeu a levantar os regramentos na B3 e na CVM para acesso a empresas de mineração no mercado de capitais, bem como compartilhar requerimentos atualizados para listagem das empresas.  E, juntamente com a Invest Mining, trabalhar no case de uma empresa júnior que poderia ser utilizado como modelo para captação de recursos no mercado de capitais.  E uma próxima reunião foi agendada para fevereiro.  

Durante encontro, o gerente executivo da ABPM, Miguel Nery, apresentou a Rede Invest Mining aos representantes da B3. Nery explicou as principais linhas de atuação da rede colaborativa, entre elas, a frente  de trabalho  de mecanismos  de financiamento e o Hub de projetos, que  recebeu por chamada  pública 33 projetos, que possuem expectativa de captação de recursos  que  podem chegar a R$ 1.8 bilhões. 

Invest Mining é uma rede colaborativa focada na promoção do financiamento das atividades de mineração no Brasil, fomentando ações que resultem na melhoria do ambiente de negócios visando à atração de investimentos e, consequentemente, a expansão, a diversificação da produção mineral e o aumento do número de empresas mineradoras atuantes no país

Para saber mais sobre a Rede Colaborativa para Financiamento da Mineração acesse www.investmining.com.br