ABPM participa do lançamento do Plano Nacional de Fertilizantes do Governo
Publicada no dia 16 de Março de 2022

Na última sexta-feira (11/3), o Governo Federal lançou o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) visando reduzir a dependência do país em relação aos “fertilizantes importados e, consequentemente, às vulnerabilidades decorrentes”. O lançamento do PNF contou com as participações do presidente da República, Jair Bolsonaro; da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; do ministro da Economia, Paulo Guedes; e do Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Flávio Rocha, dentre outras autoriades.
O vice-presidente da ABPM, João Luiz de Carvalho, compareceu ao ato de lançamento. Na cerimônia, a Ministra da Agricultura Teresa Cristina afirmou que "não estamos buscando a autossuficiência, mas sim, a capacidade de superar desafios e manter nossa maior riqueza, o agronegócio, pujante e competitivo, que faz a segurança alimentar do brasil e do mundo. Nossa demanda por nutrientes para as plantas é proporcional à grandeza de nossa agricultura. Mas teremos nossa dependência externa bastante reduzida. O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou que o plano possibilitará ampliação da cadeia produtiva. "O Brasil é uma potência mineral, agroambiental e vai fazer, na verdade, do ponto de vista econômico, um aprofundamento da cadeia produtiva".
Para o governo, o PNF deve ser uma referência ao planejamento do setor de fertilizantes até 2050, na busca de se promover o desenvolvimento do agronegócio nacional, com foco nos principais elos da cadeia incluindo a indústria tradicional, os produtores rurais, cadeias emergentes, novas tecnologias, uso de insumos minerais, inovação e sustentabilidade ambiental. O PNF prevê ainda a criação do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas, órgão consultivo e deliberativo que coordena e acompanha a implementação do Plano Nacional de Fertilizantes.
O Brasil é, hoje, o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo, em que mais de 85% dos fertilizantes utilizados aqui são importados. Com o PNF, pretende-se diminuir a dependência de importações, em 2050, de 85% para 45%, mesmo que dobre a demanda por fertilizantes.