PT|

EN|

FR|

IT|

RU|

ES

Marca :: ABPM

ABPM participa do lançamento da Invest Mining

Publicada no dia 07 de Outubro de 2021

ABPM participa do lançamento da Invest Mining

A Rede Colaborativa para Financiamento da Mineração no Brasil (Invest Mining)  foi lançada hoje (7/10), durante painel na Exposibram, contando com as participações do gerente executivo da ABPM, Miguel Nery; do Secretário de geologia e Mineração do MME, Pedro Dias; do diretor geral da ANM, Victor Bicca; do presidente do Conselho do IBRAM, Wilson Brumer; Carolina Albernaz, Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e Flávio Mota, Gerente  do BNDES.

Segundo o secretário Pedro Paulo, a iniciativa é uma oportunidade que vai contribuir para facilitar a captação de recursos pelas empresas de mineração. Ele explicou ainda que rede vai funcionar em quatro frentes:  hub de projetos, mecanismos de financiamento, aprimoramento da regulação e ASG &Mineração.

“A rede vai integrar agentes públicos e privados.  Ela nasce justamente do conhecimento sobre financiamento e dos processos de mineração, fazendo a conexão entre bons projetos e agentes financiadores”, disse Mesquita, acrescentando que quatro fundos de investimentos já declaram apoio a rede.

Em sua fala, Miguel Nery explicou detalhes do funcionamento da Rede, que acordo com o gerente executivo da ABPM, busca promover a cultura de investimentos em mineração; além de contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da mineração, especificamente no que diz respeito ao acesso ao crédito e outras fontes de financiamento, dentre outros objetivos.

“Não poderia haver momento tão especial para lançar a rede, como na Exposibram, há uma convergência de entidades e instituições que hoje se alinham é fundamental para o fortalecimento dessa rede”,  avaliou Nery.

Nery destacou que uma das frentes de trabalho da Invest Mining, o Hub de projetos, será coordenada por ABPM e Adimb para promover a interação entre empresas e seus projetos e potenciais financiadores, sendo estruturada em torno de 4 tópicos principais: eventos para apresentação de projetos, Portfólio de Projetos de Pesquisa e Inovação, Portfólio de Projetos de Pesquisa Mineral e Portfólio de projetos em desenvolvimento.

Flávio Mota, do BNDES, apresentou as principais linhas de financiamento da instituição voltadas para o setor de mineração. Mota afirmou que o BNDES quer viabilizar soluções para adicionar novos investimentos para o desenvolvimento sustentável do setor mineral brasileiro. Para isso possui linhas de crédito para aquisição de equipamentos, recuperação de áreas degradas, atividades de inovação para apoiar projetos de implantação, expansão, modernização de unidade de beneficiamentos.

Para saber mais sobre a Rede Colaborativa para Financiamento da Mineração acesse www.investmining.com.br