PT|

EN|

FR|

IT|

RU|

ES

Marca :: ABPM

ABPM participa da Semana de Mineração no MME

Publicada no dia 10 de Fevereiro de 2022

ABPM participa da Semana de Mineração no MME

O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, nesta terça-feira (8/2), a abertura da Semana da Mineração, evento que segue até o dia 10, em formato híbrido. Na solenidade, que contou com as presenças de diversas autoridades do governo incluindo o Diretor Geral da ANM, Victor Bicca, o Secretario da SGM, Pedro Dias e a Secretária Executiva do MME, Marisete Pereira, além do Presidente da comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, da assinatura de termo de cooperação e apresentação do projeto de construção do Plano Nacional de Mineração 2050, o evento também contou com fechamento de parcerias do setor. 

Durante o evento,  vários oradores reafirmaram a importância de se criarem mecanismos de financiamento para a mineração. Nesse contexto, se insere a Rede Colaborativa de Financiamento da Mineração – Invest Mining, lançada na última Exposibram, sendo uma parceria do governo com os principais entes representativos das empresas de mineração no Brasil: ABPM, IBRAM, ADIMB e ainda a BCCC. Segundo Miguel Nery, gerente executivo da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM), e coordenador da Invest Mining, que participou do evento como convidado, a  Rede Colaborativa tem o objetivo de estimular os investimentos no setor mineral e para tanto, buscará a aproximação do setor financeiro com empresas de mineração de necessitam se capitalizar sejam para financiar a pesquisa mineral, seja para abrir ou ampliara as operações de suas minas.

Para Wilson, Borges, diretor da ABPM, também presente na solenidade, “as várias inciativas anunciadas, uma vez implantadas, em muito contribuirão para o desenvolvimento da mineração brasileira, sem dúvidas”.

Também, na solenidade foi assinado o acordo de “Capital Sustentável da Mineração” que, segundo o MME, tem o objetivo de produzir estudos voltados a políticas adequadas de financiamento e, também, aos aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG), além de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM/SGB) e a Agência Nacional de Mineração (ANM), o acordo possui a duração de 24 meses.

 

Plano Nacional de Mineração

O projeto de construção do Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM), lançado pelo secretário da SGM, Pedro Paulo Dias, é o principal instrumento de planejamento de longo prazo do setor mineral brasileiro e tem o objetivo de nortear as políticas que irão contribuir para o desenvolvimento sustentável do segmento no País, em suas diversas dimensões.

“É uma honra participar desse projeto de construção participativa. Convido a todos para participarem conosco, com suas visões e críticas, a fim de que tenhamos um Plano Nacional capaz de bem orientar o desenvolvimento sustentável de todo o potencial do setor mineral brasileiro e entregar à sociedade mais empregos, mais renda e mais qualidade de vida”, reforçou o secretário.