ABPM participa da posse de Alexandre Silveira no Ministério de Minas e Energia
Publicada no dia 03 de Janeiro de 2023

Entidade foi representada na solenidade de posse pelo gerente executivo Miguel Nery que solicitou ao novo ministro reunião com a diretoria da ABPM a ser agendada oportunamente
O gerente Executivo, Miguel Nery, representou a ABPM na solenidade de posse do novo Ministro de Minas Energia de Alexandre Silvera, do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, realizada nesta segunda-feira (2/1), em Brasília e reuniu parlamentares e representantes dos setores de mineração e energia.
Em seu discurso, Silveira agradeceu ao presidente Lula e ao vice Geraldo Alkmim pela confiança depositada. Silveira destacou a importância da pasta para o desenvolvimento do país e se comprometeu a trabalhar em busca de mais segurança jurídica para os contratos, regulatória para os agentes, tarifária para os cidadãos e de suprimento para a nação brasileira.
Silveira afirmou que o setor brasileiro de mineração pode contribuir para o desenvolvimento do país, citando os minerais estratégicos para a transição energética no mundo. Segundo o novo ministro, a mineração é relevante para a economia nacional e para garantir a sustentabilidade da atividade, sempre pautada pelo viés da justiça ambiental.
“O Brasil se destaca como uma das principais fronteiras para o investimento global em mineração. Precisamos desenvolver inteligência para que todo esse investimento seja revertido não só em mais empregos, mas também, como um indutor de desenvolvimento, principalmente, nos Estados produtores, em maior bem-estar para a sociedade, com um especial olhar para as populações mais diretamente afetadas e para a sustentabilidade da atividade de mineração”.
Silveira disse que o ministério vai combater ineficiências e práticas anticompetitivas no setor, fiscalizando e punindo jazidas mal aproveitadas e abandonadas, permitindo que quem realmente “esteja comprometido com a mineração responsável tenha o seu lugar.”
O novo ministro também ressaltou a importância do setor elétrico como indutor do desenvolvimento, principalmente na atração de investimentos. Para isso, segundo ele, é fundamental o planejamento das ações da pasta. Sobre os combustíveis, Alexandre Silveira afirmou ser necessário dar atenção às reservas de petróleo e gás natural do nosso país, às quais precisam ser bem cuidadas e utilizadas de forma sustentável, proporcionando autossuficiência e soberania no futuro próximo.
Confira na integra: