PT|

EN|

FR|

IT|

RU|

ES

Marca :: ABPM

ABPM discute crescimento do setor mineral em 2022 em Webinar de divulgação da BRASMIN

Publicada no dia 31 de Janeiro de 2022

ABPM discute crescimento do setor mineral em 2022 em Webinar de divulgação da BRASMIN

Com o objetivo de debater o futuro da mineração e o que se pode esperar neste ano de 2022, os Organizadores da BRASMIN - Feira da Indústria da Mineração promoveram, no dia 27/1 às 15h, uma webinar transmitida pelo YouTube. Além do gerente executivo da ABPM, Miguel Nery e Sergio e Oliveira Revista da Brasil Mineral, também estiveram presentes representantes da Flottweg, Sampla Belting, Swagelok, Metso Outotec, Brass, Vari Vibe, Crear.

O gerente executivo em sua fala considerou que há uma expectativa de crescimento da atividade de mineração neste ano, mesmo em meio a um cenário macroeconômico internacional mais desafiador. Nery citou alguns especialistas que afirmam que tende a haver um aumento da demanda das commodities minerais, incluindo o minério de ferro, e consequente elevação dos preços em decorrência do aquecimento da economia chinesa. Esse cenário se soma ao fato de que, durante a pandemia, diversos países optaram pela interrupção das suas atividades mineradoras, impondo um descompasso entre oferta e demanda, causando escassez e baixa nos estoques. Registra-se que, diferentemente, o Brasil conseguiu manter o nível de suas operações, ao decidir que mineração é atividade essencial para a sociedade, possibilitando  abrir oportunidades de crescimento nesse momento de possível retomada global.

Os minerais críticos relacionados à transição energética, por sua vez, nesse cenário, tendem a ter uma maior atenção do mercado, seja para investimentos voltados à descoberta de novas jazidas, à abertura de novas minas ou dirigidos ao desenvolvimento tecnológico e à inovação.

Para Miguel Nery, no contexto nacional, é preciso promover ações que melhorem o ambiente de negócios. Nesse sentido, a ABPM tem colaborado e participando ativamente da Rede Colaborativa Invest Mining, implementando as suas frentes de trabalho, que na opinião do Gerente Executivo, será a grande novidade no setor mineral em 2022. Na Invest Mining, são previstas quatro frentes de trabalho: mecanismos de financiamento, aprimoramento da regulação, Hub de projetos e ASG e Mineração

O objetivo dessa rede Invest Mining é aproximar investidores e empresas. Por meio de ações de divulgação de projetos, discussões sobre aprimoramento da regulação e, sobretudo, construção de meios se espera que empresa tenha acesso a canais de financiamento, “Esses fatores são os ingredientes fundamentais para fazer crescer o bolo do nível de atratividade da mineração brasileira.

Quanto a ações do legislativo, é importante evitar que sejam aprovados Projetos de Lei que onerem a atividade de mineração ou que elevem o nível de restrições para a atividade. “Em termos infralegais, já tivemos avanços importantes pela ANM como a regulamentação do direito minerário como garantia e agora o Sistema Brasileiro de Recursos e Reservas, aprovado na tarde do dia 25/1”.

Ainda assim, se espera que a ANM aprove a sua nova Agenda Regulatória e a implemente regulamentado os dispositivos pendentes previstos no novo regulamento do código de mineração (Dec 9.406/2018; a ABPM estará de prontidão para contribuir sobre cada minutas de resolução a ser consultada, ou mesmo nas tomadas de subsídios prévias à elaboração de seus textos).

Em se tratando de ano eleitoral, a ABPM pretende formular um conjunto de pontos que julga fundamentais para elevar a competitividade da mineração brasileira no sentido de  discutir com as diversas candidaturas à Presidência da República, bem como com lideranças partidárias que terão papel destacado nas próximas legislaturas no Congresso Nacional.

Em 2022, a ABPM deve inaugurar uma nova fase de promoção de eventos e organizará juntamente com a revista Brasil Mineral o 7º Encontro da Média e Pequena Empresa de Mineração que ocorrerá em Goiânia, paralelamente com a Feira Brasileira de Equipamentos (BRASMIN) de 24 a 26/maio. Salientou pontos importantes que serão debatidos no  evento com discussões contando com autoridades de governo, lideranças empresariais e especialistas debatendo temas como política mineral, financiamento, meio ambiente, tecnologia e perspectiva de mercado, dentre outros. “Teremos uma atividade com um conjunto de palestras técnicas e discussões extremamente robustas com palestrantes de alto quilate”, reforça Nery. 

Em relação às apresentações das empresas que participaram da live e o que esperar do evento, a previsão do representante da ABPM é bastante positiva: “o que eu vi aqui nessa tarde são empresas com alto nível tecnológico e que demonstram que a nossa BRASMIN será um verdadeiro sucesso! Teremos um conjunto de produtos e serviços de ponta expostos na Feira que, seguramente, em muito favorecerão o desempenho das pequenas e médias empresas aque eventualmente os venham a adquiri-los, afinal, esse é um dos objetivo do nosso evento”, concluiu.

Confira a íntegra da live:

SERVIÇO

Encontro Nacional da Pequena e Média Empresa de Mineração - BRASMIN 

Goiânia - Goiás

24 a 26 de maio de 2022

https://brasmin.com.br/